Circula no Facebook a informação de que um soldado da Polícia do Exército foi afastado a pedido da OAB após agredir e prender um traficante no Rio. Não é verdade.
Apenas um dos posts com a mensagem publicada já tem mais de 55 mil compartilhamentos, 27 mil reações e 5,2 mil comentários.
A publicação expõe um mosaico de fotos em que aparecem um soldado com uniforme militar dominando um homem, um soldado chorando e um grupo de homens de terno à frente da legenda da OAB-RJ.
A imagem da OAB foi feita em 2015 durante uma visita à subsede da OAB em Saquarema. Já a foto do soldado com o manifestante foi feita há mais de cinco anos em uma operação no Nordeste do país. A foto aparece em diversos sites desde 2012. A foto do militar chorando é ainda mais antiga e circula há mais de dez anos na web.
Consultada pelo G1, a OAB-RJ diz que a informação não procede. "É fake news." O Exército também afirma que a notícia é falsa.
Trata-se de mais um boato que faz referência à intervenção federal no estado do Rio de Janeiro. O G1 já mostrou outras informações falsas que têm bombado nas redes.
Veja o que diz a mensagem falsa
SOLDADO DA PE AFASTADO A PEDIDO DA OAB
O Soldado da PE Rocha foi afastado para responder uma Investigação Disciplinar, após reclamação da OAB pelo motivo alegado de agressão a um traficante que recusou-se a colocar as mãos na parede, com mais de 50 passagens por trafico e homicídio; segundo a OAB o militante foi humilhado e jogando ao chão pelo Soldado Rocha, que caracterizou crime aos Direitos Humanos. Ao ser notificado o Soldado não conteve as lágrimas e se apresentou ao oficial para ser preso.
Fonte:https://g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário