
RIO - Depois de mensagens de parabenização vindas dos Estados Unidos, Itália, Argentina, Peru e México , mais presidentes e líderes da Europa , Ásia e América Latina se manifestaram após a vitória de Jair Bolsonaro ( PSL ) contra Fernando Haddad ( PT ) nas eleições presidenciais de 2018 .O presidente francês Emmanuel Macron também enviou uma mensagem de parabenização a Bolsonaro. Em nota, a Presidência da França disse ter ressaltado a importância dos dois países manterem entre si "uma aliança construída com base em valores comuns de respeito aos principios democráticos".Apesar das críticas constantes de Bolsonaro à China, que o novo presidente acusa de querer "comprar o Brasil", Pequim parabenizou o ex-militar. De acordo com Lu Kang, porta-voz do ministro das relações exteriores chinês, o país "deseja trabalhar com o Brasil para preservar e desenvolver a aliança estratégica sino-brasileira, servindo a ambos países e povos".
Da Rússia, Vladimir Putin também enviou sua mensagem de felecitações a Bolsonaro. Ele "transmitiu sua confiança na melhora das relações bilaterais" entre os dois países, que, junto de Índia, China e África do Sul, formam os BRICS.
Após Onyx Lorenzoni, provável ministro da Casa Civil, anunciar que a primeira viagem de Bolsonaro como presidente será à Israel , o primeiro ministro do país, Benjamin Netanyahu, escreveu no Twitter que conversou com o ex-capitão na noite de ontem:
“Eu o parabenizei por sua vitória. Disse a ele que estou certo de que sua eleição levará a uma grande amizade entre nossos povos e ao fortalecimento dos laços entre Brasil e Israel. Estamos esperando por sua visita a Israel!”
Acabo de receber os cumprimentos do Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ao lado do Embaixador Yossi Shelley. Nossos laços de amizade se traduzirão em acordos onde nossos povos serão os maiores beneficiados.
Já da Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sanchez evitou parabenizar explicitamente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o Brasil vai enfrentar "desafios enormes" após a eleição. A União Europeia, por sua vez, pediu que Bolsonaro "trabalhe para garantir a democracia".
O presidente americano Donald Trump ligou para Bolsonaro e o parabenizou pela vitória. No Twitter, Trump disse ter tido uma "excelente conversa" com o capitão da reserva. Outras mensagens ao novo presidente do Brasil partiram de países da América Latina.
"Nosso desejo para nosso país vizinho é de que esta nova etapa seja de bem estar e união. Esperamos continuar nossa relação de amizade", disse o presidente colombiano Ivan Duque.
Do Peru, o presidente Martín Vizcarra desejou a Bolsonaro "os maiores exitos em sua gestão" e expressou sua vontade de trabalhar junto ao capitão da reserva para "aprofundar nossa fraterna relação bilateral".
O governo da Guatemala saudou "os partidos políticos que participaram da da disputa eleitoral e parabeniza o senhor Jair Bolsonaro pela vitória no segundo turno".
O presidente da Costa Rica Carlos Alvarado reafirmou seu comprometimento em trabalhar com o Brasil:
"Depois de um dia democrático, o Brasil elegeu seu novo governo. Costa Rica ratifica sua disposição de trabalhar com o Brasil em favor da inclusão, crescimento econômico e respeito aos direitos de todas as pessoas"
FONTE:https://oglobo.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário