ISRAEL: RETINA ARTIFICIAL VAI DEVOLVER VISÃO AOS CEGOS ~ JV NOTICIAS

ATENÇÃO

ESTAMOS ARRUMANDO O SITE EM BREVE ESTARA NORMAL

ISRAEL: RETINA ARTIFICIAL VAI DEVOLVER VISÃO AOS CEGOS

Yael Hanein, diretor do Centro de Nanociência, Nanotecnologia e Nanomedicina do Instituto Universitário de Tel Aviv apresentou recentemente os resultados da pesquisa nos últimos dez anos em seu laboratório para criar uma retina artificial capaz de substituir a ação dos fotorreceptores olho natural, quando são destruídos pela degeneração macular relacionada à idade [AMD], degeneração macular relacionada à idade.
Esta pesquisa foi apresentada em um dia internacional de estudos organizado em Londres pelo Solve for X, o laboratório de idéias lançado pelo Google para promover projetos de inovação para enfrentar os principais desafios científicos com tecnologias de ponta (chamados “Moonshots Projects” entre ciência e ficção científica).
A DMRI, degeneração macular relacionada à idade (em inglês) é uma doença causada pela deterioração progressiva da mácula, a parte central da retina, causando comprometimento visual de 50 anos e mais frequentemente após 65 anos
Com o aumento da longevidade nos países desenvolvidos, cada vez mais pessoas sofrem dessa doença, que prejudica seriamente ou totalmente as habilidades de leitura, escrita e reconhecimento facial.
É por isso que os pesquisadores em seu laboratório trabalham nos últimos dez anos desenvolvendo o que chamam de visão artificial.
O sistema visual consiste essencialmente na capacidade do nosso cérebro de receber e interpretar informações visuais. Biologicamente, baseia-se na função de células nervosas sensíveis aos fotorreceptores que recebem raios de luz e os convertem em sinais elétricos transmitidos ao cérebro através do nervo óptico.
São esses fotorreceptores sujeitos a degeneração quando o paciente sofre de AMD.
O objetivo da visão por computador é substituir esses fotorreceptores destruídos por um dispositivo que imita o sistema natural que percebe informações visuais, capaz de transferir sinais elétricos no cérebro.
“É o mesmo princípio do implante coclear da orelha interna”, afirmou o professor. Hanein “Hoje, essas tecnologias não se encaixam na ficção científica”.
“Os protótipos de visão artificial foram desenvolvidos e testados muito em laboratório, mas eram muito grandes e volumosos para uso cirúrgico”, disse ele. “O desafio é desenvolver um compacto que possa ser inserido precisamente no olho e colocado na retina”.
Para fazer isso, os pesquisadores do laboratório do professor Hanein usam nanotubos de carbono nos quais componentes fotossensíveis são introduzidos.
Integrados a um polímero biocompatível, esses nanotubos podem gerar o campo elétrico de estimulação retiniana necessário. “Tubos de nano-carbono são ideais para esta aplicação”, diz ele.
“Eles se ligam ao tecido biológico, quase como um velcro natural e fantástico, com dispositivos eletroquímicos que podem ser usados ​​como eletrodos, tanto para registro quanto para estimulação”.
“Ainda temos que desenvolver um grande número de detalhes importantes”.
Mas já mostramos que funciona e que podemos estimular e restaurar as informações visuais da retina em um sistema essencialmente cego ”, afirmou o professor. Hanein, que conclui:
“O verdadeiro desafio não é apenas prolongar a vida, mas garantir que as pessoas continuem vivendo felizes, saudáveis ​​e independentes”. Artigo original de https://israelnoticias.com/tecnologia/tecnologia-devuelve-retina-ciegos/?
Bons Negócios !!
Share:

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Capacete criado no CE pode reduzir internações em UTI por Covid-19 em até 60% Equipamento batizado de Elmo foi desenvolvido por força-tarefa público-privada no estado; recentemente, profissionais do Amazonas foram treinados para usá-lo

   Elmo, mecanismo de respiração artificial não invasivo, pode reduzir em 60% a necessidade de internação em UTI, de acordo com testes Foto:...

Redação: O site JVHOPENOTICIAS é um veículo comunicação independente com notícias do Brasil e do Mundo. Nossa missão é levar ao público a verdade dos fatos, sempre com informações de fontes seguras e confiáveis para você formar sua própria opinião.

Comentarios

SIGA-ME

SIGA-ME
SEJA UM SEGUIDOR

Seguidores

FISIHOLISTICO