terça-feira, 28 de abril de 2020

Respirador criado na USP é feito em 2 horas e 15 vezes mais barato; projeto foi aprovado em testes com humanos






Um grupo de engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) criou o ventilador pulmonar emergencial Inspire, que pode ser fabricado em 2 horas e custa 15 vezes menos do que os aparelhos comerciais mais baratos. O aparelho passou por testes técnicos, foi aprovado e agora segue para avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os primeiros testes com humanos foram realizados com quatro pacientes do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da USP. Durante os dias 17 e 19 de abril, os técnicos avaliaram que o respirador não apresentou nenhum problema.


Também foram realizados testes com animais, nos dias 13 e 14 de abril. Todos os testes deram bons resultados. Além de ser produzido em até 2 horas, o equipamento tem custo vantajoso: enquanto os ventiladores convencionais custam, em média, R$ 15 mil, o valor do Inspire é de cerca de R$ 1 mil, de acordo com os pesquisadores envolvidos.

Um dos testes realizado de forma rápida envolveu uma bexiga de aniversário, feita de borracha, que foi enchida de ar pelo respirador para verificar se o aparelho era capaz de controlar variáveis como pressão e vazão do oxigênio.


O pesquisador Raul González Lima conta que a Poli-USP é responsável apenas pelo projeto, mas a fabricação dependerá de empresas com a autorização da Anvisa. O projeto tem licença aberta para os interessados em produzir o ventilador.



Foto: Divulgação/Poli-USP
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Atenção

* O SITE JV HOPE NOTICIAS- não formula notícias, artigos ou vídeos, salvo quando os mesmos são citados como criação própria. Todas as nossas publicações são reproduções fiéis de sites de terceiros. Sendo assim, o conteúdo e/ou opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores, cujas informações estão contidas nos links da fonte, e não refletem, necessariamente, a opinião do JV HOPE NOTICIAS

ATENÇÃO

Redação: O site JV NOTICIAS é um veículo comunicação independente com notícias do Brasil e do Mundo. Nossa missão é levar ao público a verdade dos fatos, sempre com informações de fontes seguras e confiáveis para você formar sua própria opinião.

Comentarios

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JV noticias. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JV noticias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. . Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime!

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime!
Ligue para o número 100, do Disque Denúncia Nacional
Copyright © JV NOTICIAS | Suporte: JV NOTICIAS