terça-feira, 12 de maio de 2020

Brasil já tinha mortes por Covid-19 antes do Carnaval, diz Fiocruz

88% dos pacientes que precisam de ventiladores não resistem à Covid-19

Estudo estima primeira morte no fim de janeiro e transmissão comunitária no início de fevereiro

No dia 26 de fevereiro, o Brasil confirmou seu primeiro caso de Covid-19. No entanto, segundo um novo estudo do Instituto Osvaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a doença já circulava pelo país muito antes disso: a primeira morte por infecção pelo coronavírus foi registrada no Rio de Janeiro na quarta semana epidemiológica de 2020, referente ao período entre 19 e 25 de janeiro.Gonzalo Bello, coordenador do estudo na Fiocruz, diz que a descoberta foi feita graças uma metodologia estatística seguido da testagem retrospectiva de pacientes. A organização mirou nas pessoas que morreram em decorrência de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas que ainda não tinham sido diagnosticados no momento do óbito.
O estudo da Fiocruz contrasta bastante com o que os dados oficiais mostravam sobre a doença no Brasil até hoje. Pela linha do tempo oficial, o primeiro caso ocorreu em 26 de fevereiro e a primeira morte apenas em 17 de março, com a descoberta de transmissão comunitária (quando não há mais controle sobre a origem da transmissão da doença) no dia 13 de março.
A história contada pelo estudo, no entanto, não confirma se o primeiro óbito realmente corresponde ao primeiro caso nacional, mas identifica que já havia transmissão comunitária em andamento em São Paulo desde o começo de fevereiro, entre os dias 2 e 8 daquele mês, referente à sexta semana epidemiológica, como relata O Globo.
Na prática, isso significa que pessoas infectadas já circulavam e infectavam outras pelo Brasil antes do Carnaval, criando um cenário ideal para a disseminação da Covid-19 nos blocos. Segundo estima o estudo, enquanto as festas de rua aconteciam, já havia 10 pessoas mortas por causa do coronavírus, com outras 24 infectadas. Quando o primeiro caso de transmissão comunitária foi confirmado pelo Ministério da Saúde, já eram 736 infectados e 209 mortes, segundo as estimativas da Fiocruz.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção

* O SITE JV HOPE NOTICIAS- não formula notícias, artigos ou vídeos, salvo quando os mesmos são citados como criação própria. Todas as nossas publicações são reproduções fiéis de sites de terceiros. Sendo assim, o conteúdo e/ou opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores, cujas informações estão contidas nos links da fonte, e não refletem, necessariamente, a opinião do JV HOPE NOTICIAS

Comentarios

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JV noticias. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JV noticias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. . Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime!

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime!
Ligue para o número 100, do Disque Denúncia Nacional
Copyright © JV NOTICIAS | Suporte: JV NOTICIAS