Casos de dengue, chikungunya e zika têm quedas de até 99,3% no Rio; especialista e SMS dizem que isolamento social ajudou Redução nos números já vinha acontecendo, mas foi ainda maior durante a pandemia. Entre os meses de março e junho de 2019, a prefeitura registrou 30.651 casos de chikungunya. A doença só afetou 216 pessoas durante o mesmo período de 2020. ~ JV NOTICIAS

ATENÇÃO

ESTAMOS ARRUMANDO O SITE EM BREVE ESTARA NORMAL

Casos de dengue, chikungunya e zika têm quedas de até 99,3% no Rio; especialista e SMS dizem que isolamento social ajudou Redução nos números já vinha acontecendo, mas foi ainda maior durante a pandemia. Entre os meses de março e junho de 2019, a prefeitura registrou 30.651 casos de chikungunya. A doença só afetou 216 pessoas durante o mesmo período de 2020.

Fêmea do Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus — Foto: Divulgação



O ano de 2020 será lembrado pela pandemia do novo coronavírus – só na cidade do Rio são mais de 6 mil mortos e 56 mil casos confirmados da doença. Outras patologias, no entanto, registraram queda: é o caso de reduções expressivas nos números de casos de zika, dengue e chikungunya.

A queda acentuada do acometimento das três doenças já vinha sendo constatada nos meses de janeiro e fevereiro. Mas, com a pandemia da Covid-19, entre março e junho, a redução foi ainda mais brusca. No período, a Prefeitura do Rio registrou queda de até 99,3% nos casos de chikungunya, em comparação com os mesmos meses de 2019.

Segundo avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, o período de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus ajudou no combate a essas doenças.

Ainda que os números demonstrem a queda, especialistas alertam que os cuidados para evitar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, devem continuar.

André Siqueira, infectologista da Fiocruz, diz que existem possibilidades de novas epidemias no Rio de Janeiro.

Comparação do período entre março e junho de 2019 e 2020:

  • redução de 99,3% no número de casos de chikungunya;
  • queda de 98,9% nos casos de zika;
  • redução de 97,9% nos casos de dengue.
  • FONTE:https://g1.globo.com/
Share:

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Coppolla retornará à Jovem Pan após acordo com a CNN Brasil Na emissora de rádio, ele apresentará um boletim diário com seus comentários

   comentarista Caio Coppolla voltará a fazer comentários políticos na Jovem Pan. Ele fechou um acordo com a CNN Brasil e apresentará um bol...

Redação: O site JVHOPENOTICIAS é um veículo comunicação independente com notícias do Brasil e do Mundo. Nossa missão é levar ao público a verdade dos fatos, sempre com informações de fontes seguras e confiáveis para você formar sua própria opinião.

Comentarios

SIGA-ME

SIGA-ME
SEJA UM SEGUIDOR

Seguidores

FISIHOLISTICO