Planalto espera poeira baixar para repensar xadrez da sucessão no Congresso. ~ JV NOTICIAS

ATENÇÃO

ESTAMOS ARRUMANDO O SITE EM BREVE ESTARA NORMAL

Planalto espera poeira baixar para repensar xadrez da sucessão no Congresso.

 



As consequências da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de impedir a reeleição dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) ainda estão sendo avaliadas pelo Palácio do Planalto....

De acordo com um auxiliar direto do presidente Jair Bolsonaro, o momento é de esperar a poeira baixar para calcular as melhores ações. Há ainda a percepção de que o jogo está "zerado" e que o cenário mudou...

O governo tem evitado manifestações públicas a respeito de suas preferências, mas o apoio a Alcolumbre — e sua reeleição — era uma opção considerada como bastante adequada por Bolsonaro e seus auxiliares.

A ideia agora é construir junto com Alcolumbre uma solução para sua sucessão. Apesar disso, Alcolumbre ainda não fez contato com o Planalto e já está se articulando para escolher um sucessor..

possibilidade de o Planalto apoiar nos bastidores algum candidato do MDB para o Senado, entretanto, também influenciará a sucessão de Maia.O MDB tem a maior bancada do Senado, 13 dos 81 assentos, e reivindica a Presidência da Casa. Até a eleição de Davi os senadores recorriam a este acordo para definir o comando do Senado.

Na visão de um auxiliar do presidente, "se o Senado ficar com o MDB, a chance de Baleia ficar com o comando da Câmara diminui e muito"

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) é um dos nomes apontados para substituir Maia. O atual presidente da Câmara, entretanto, tem tentado construir uma candidatura de consenso entre partidos aliados.

O deputado Arthur Lira (PP-AL) continua sendo o preferido de Bolsonaro, mas o governo vai evitar entrar com tudo na campanha de Lira..

Maia enfraquecido? A avaliação no Planalto é que a decisão do STF diminuiu a força de Maia de fazer o seu sucessor..

Além de Baleia, no grupo de Maia despontam nomes de Elmar Nascimento (DEM-BA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Luciano Bivar (PSL-PE) e Marcos Pereira (Republicanos-SP)..

Entre eles, os que têm maior articulação entre as bancadas do Congresso são Aguinaldo e Marcos Pereira. Ambos já foram ministros, sendo Aguinaldo das Cidades (no governo Dilma Rousseff), e Pereira da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (no governo Michel Temer).... 

O DEM, que atualmente tem o comando das duas Casas, corre o risco de ficar sem nenhuma a partir de fevereiro. Maia considera os nomes de Elmar, Efraim Filho (DEM-PB) e Fernando Coelho Filho (DEM-PE).... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2020/12/07/plana

Há, entre aliados de Bolsonaro, a avaliação de que Maia saiu enfraquecido da decisão do STF. Essa percepção se dá pela suspeita de que Maia tentaria a reeleição se houvesse aval do STF. Maia sempre negou que se candidataria dentro das regras que impediam a reeleição na mesma candidatura.

Por outro lado, Maia pode buscar os 54 votos do PT e os 31 do PSB para seu apadrinhado. Eles haviam se manifestado contra a reeleição, mas são siglas que conversam bem e tiveram boa relação com o Maia nos últimos dois anos.... -

Fonte: https://economia.uol.com.br/

Share:

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Anvisa aprova uso emergencial de vacina de Oxford e da Coronavac

  Esta é a primeira vez que vacinas têm uso emergencial aprovado no país Foto: Marcos Maluf/Pera Photo Press/Estadão Conteúdo Por unanimidad...

Redação: O site JVHOPENOTICIAS é um veículo comunicação independente com notícias do Brasil e do Mundo. Nossa missão é levar ao público a verdade dos fatos, sempre com informações de fontes seguras e confiáveis para você formar sua própria opinião.

Comentarios

SIGA-ME

SIGA-ME
SEJA UM SEGUIDOR

Seguidores

FISIHOLISTICO