Mulher indígena que luta pela conservação de seu território é eleita uma das mais influentes do mundo A revista TIMES, a BBC e o Goldman Awards reconheceram Nemonte Nenquimo por sua luta incansável em defesa da natureza e dos direitos dos povos indígenas. ~ JV NOTICIAS

ATENÇÃO

ESTAMOS ARRUMANDO O SITE EM BREVE ESTARA NORMAL

Mulher indígena que luta pela conservação de seu território é eleita uma das mais influentes do mundo A revista TIMES, a BBC e o Goldman Awards reconheceram Nemonte Nenquimo por sua luta incansável em defesa da natureza e dos direitos dos povos indígenas.



Nemonte Nenquimo é uma equatoriana de 35 anos que faz parte do grupo indígena Waorani, que conquistou reconhecimento internacional por sua luta contra o Estado equatoriano para proteger sua comunidade e a natureza da extração de petróleo na Amazônia equatoriana.

 O ímpeto da jovem a levou a liderar o processo judicial para suspender a exploração de petróleo que ameaçava sua comunidade e os direitos das nacionalidades indígenas em seu país.

Com a vitória da ação, milhares de pessoas de grupos ambientalistas e pró-indígenas comemoraram essa importante conquista que marca um antes e um depois na extração de petróleo na Amazônia.

O esforço de Nemonte a levou a ser reconhecida pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e pela BBC em sua lista de 2020 que comemora as 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo.

Além disso, Nemonte foi um dos vencedores do prêmio Goldman 2020, que é considerado o maior reconhecimento ambiental do mundo.

Diante disso, em entrevista ao Mongabay, Nemonte comentou “Representei milhões de indígenas que lutam pela natureza. Se eles me reconhecem, estão nos reconhecendo a todos”.

A luta incansável de Nemonte faz jus ao seu nome, que em sua língua nativa significa ‘estrela’ já que, como ela comentou na entrevista, seu nome foi dado a ela pela tia de seu pai que, ao vê-la ainda bebê, disse que ela era “Como uma estrela e que iria levar para o mundi a sua sabedoria e sua cultura”.

Isso é precisamente o que Nemonte conseguiu e continua com sua luta fervorosa para ter um futuro melhor para sua comunidade e para inspirar outras pessoas a cuidar e defender a natureza e os povos indígenas.

FONTE:https://www.contioutra.com/m

Share:

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Capacete criado no CE pode reduzir internações em UTI por Covid-19 em até 60% Equipamento batizado de Elmo foi desenvolvido por força-tarefa público-privada no estado; recentemente, profissionais do Amazonas foram treinados para usá-lo

   Elmo, mecanismo de respiração artificial não invasivo, pode reduzir em 60% a necessidade de internação em UTI, de acordo com testes Foto:...

Redação: O site JVHOPENOTICIAS é um veículo comunicação independente com notícias do Brasil e do Mundo. Nossa missão é levar ao público a verdade dos fatos, sempre com informações de fontes seguras e confiáveis para você formar sua própria opinião.

Comentarios

SIGA-ME

SIGA-ME
SEJA UM SEGUIDOR

Seguidores

FISIHOLISTICO