Erupções de vulcão submarino em Tonga provocam mortes por ondas gigantes no Peru Austrália e a Nova Zelândia enviaram aviões com especialistas para avaliar com mais precisão o tamanho do estrago no arquipélago que fica no Oceano Pacífico. ~ Hope Notícias

Comunicado

* A Revista www.jvhopenoticias.com.br- não formula notícias, artigos ou vídeos, salvo quando os mesmos são citados como criação própria. Todas as nossas publicações são reproduções fiéis de sites de terceiros. Sendo assim, o conteúdo e/ou opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores, cujas informações estão contidas nos links da fonte, e não refletem, necessariamente, a opinião da www.jvhopenoticias.com.br

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Erupções de vulcão submarino em Tonga provocam mortes por ondas gigantes no Peru Austrália e a Nova Zelândia enviaram aviões com especialistas para avaliar com mais precisão o tamanho do estrago no arquipélago que fica no Oceano Pacífico.



A Austrália e a Nova Zelândia enviaram, nesta segunda-feira (17), aviões com especialistas para avaliar com mais exatidão o tamanho do estrago causado pela erupção de um vulcão em Tonga, no Oceano Pacífico. O arquipélago de mais de 100 mil habitantes perdeu a comunicação com o mundo.

O barulho da erupção no sábado (15) ainda está na cabeça das pessoas. Moradores de Fiji descreveram o “som de trovoadas”. Neozelandeses, um “estrondo sônico”. Uma moradora pensou que eram bombas explodindo.

Um vulcão submarino tinha despertado com ferocidade em Tonga. Horas depois, causou silêncio: a internet e o telefone caíram. Os mais de 100 mil habitantes do arquipélago ficaram quase inacessíveis. O vulcão danificou o único cabo de comunicação que conecta o país com o mundo.

O diretor da Cruz Vermelha para o Pacífico avisou que está no escuro, ninguém sabe a escala dos danos. Mas é certo que as ondas de 1,20m e as cinzas contaminaram o abastecimento. A prioridade é levar água potável e purificadores.

Um dos satélites mostrou a ilha do vulcão coberta de cinzas. A área do lugar aumentou 45% só com os detritos de atividade vulcânica. As nuvens de gás e fumaça alcançaram 20 km de altura.

Imagem de satélite mostra erupção submarina em Tonga em 15 de janeiro de 2022 — Foto: Cortesia/Serviço Meteorológico de Tonga

Imagem de satélite mostra erupção submarina em Tonga em 15 de janeiro de 2022 — Foto: Cortesia/Serviço Meteorológico de Tonga

Quem conseguiu mandar mensagem narrou “uma paisagem lunar”. Uma parte do arquipélago desapareceu. O mar engoliu fauna e flora de uma ilha que não era habitada por pessoas.

A primeira-ministra da Nova Zelândia disse que a fumaça é um risco. Jacinda Ardern prometeu lançar água, independentemente da situação do aeroporto. A ministra do Exterior da Austrália ofereceu ajuda ao que chamou de “família do Pacífico”.

O Japão até soltou um alerta de tsunami. Um senhor chegou em um dos abrigos, mas outros pararam no engarrafamento.

O telefone do serviço meteorológico de Samoa Americana não parava. Agora, o alerta à costa oeste dos Estados Unidos foi dado.

O Chile também pediu para as populações costeiras subirem para portos-seguros.

No Peru, as ruas ficaram alagadas. Uma moradora de lá narra uma sequência de quatro ondas que deixou a água na altura do joelho. Pelo menos duas pessoas morreram afogadas.

Um britânico perdeu a irmã em Tonga. Ele disse que ela era dona de um abrigo para vira-latas e morreu tentando salvar os cachorros.

O Reino Unido chegou a registrar duas vezes a onda de choque atmosférico e o Brasil sentiu o deslocamento de ar 12 horas depois da erupção.

Alguns satélites escaneiam, em questão de minutos, um hemisfério inteiro para ajudar na resposta emergencial, e um dos focos é a região conhecida como “Círculo do Fogo”. Com 40 mil km de extensão, ela tem formato de ferradura e engloba mais de 450 vulcões do Pacífico. Os sismógrafos captam algum tipo de abalo no local a cada 5 minutos.

superfície da Terra é uma "colcha de retalhos", de placas tectônicas que flutuam na lava. O Brasil tem sorte de passar longe delas. Quando essas placas roçam, elas podem gerar terremotos. A agitação delas também pode expelir a lava para fora da crosta terrestre. Essas erupções geram deslocamento de superfícies e às vezes provocam ondas de grandes proporções.

O ex-geólogo-chefe de Tonga disse que nunca tinha visto uma erupção tão explosiva, “uma liberação de energia surpreendente”.

FONTE:https://g1.globo.com/j

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 Comments:

Aviso

Redação: O site HOPENOTICIAS é um veículo comunicação independente com notícias do Brasil e do Mundo. Nossa missão é levar ao público a verdade dos fatos, sempre com informações de fontes seguras e confiáveis para você formar sua própria opinião.

Faça Seu Comentario

Dermatologia

Dermatologia
Clinica e Cirurgia

SO COPIOA O QR PARA SEU CELULA VC VAI OUVIR NOSSA RADIO

Publicidade

Pedir Música

face

FALE CONOSCO

Chat

fisiholistico

fisiholistico
Tratamento de coluna

Total de visualizações de página

SITE EM CONSTRUÇÃO todos sejam bem vindos AO NOSSO SITE SE EM NOSSO SITE ESTIVE ALGUMA IMAGEM COM DIREITOS AUTORAIS POR GENTILEZA ENTRE EM CONTATO COM o(21)998742732 PARA DELETAR A IMAGEM ou faremos uma parceira.SITE SEM FINS LUCRATIVO

EM NOME DE EZEDEQUIAS CABRAL DE VASCONCELOS

Globo de Visita

Postagens mais visitadas

Ajude-nos a manter esse site

Ajude-nos a manter esse site
Obrigado pela sua colabortação ADM GERAL DA PAGINA SUA COLABRAÇÃO E IMPORTANTE $0,50 1,00

Pesquisar este blog

Brasil Novo