Bolsonaro está cada vez mais perto de ter o controle dos preços dos combustíveis Senado aprovou proposta que permite ao governo estabelecer faixas de preços para os combustíveis e taxar as exportações de petróleo progressivamente ~ Hope Notícias

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Bolsonaro está cada vez mais perto de ter o controle dos preços dos combustíveis Senado aprovou proposta que permite ao governo estabelecer faixas de preços para os combustíveis e taxar as exportações de petróleo progressivamente



Bolsonaro está em um cabo de guerra com a Petrobras por causa da alta nos preços dos combustíveis, enquanto o país luta com uma inflação de dois dígitos antes das eleições presidenciais do próximo ano. A Petrobras tem resistido às pressões políticas tanto do governo quanto da oposição para tornar o combustível artificialmente mais barato para os motoristas.

Mas não está claro o quão prejudicial o projeto de lei proposto seria para a Petrobras porque também exige a adesão aos preços internacionais.

As ações da Petrobras apagaram brevemente os ganhos com a notícia antes de retomar seu avanço. As ações subiram 1,63%, para 29,36, em São Paulo, nesta terça.

O projeto já foi encaminhado ao plenário do Senado para discussão, embora não haja data para votação. A Petrobras não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o projeto.

A proposta acrescenta incerteza à indústria de petróleo brasileira no momento em que o país busca atrair investimentos tanto na produção quanto no refino de petróleo. Este mês, o governo está oferecendo áreas na região do pré-sal de águas profundas, que abriga as maiores descobertas do Brasil.

“Estamos no meio de uma transição energética e há cada vez menos incentivos para grandes empresas investirem em petróleo. A criação de um imposto de exportação cria mais uma barreira ao investimento estrangeiro“, disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos.

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse em uma entrevista recente que os impostos de exportação propostos ajudarão a financiar o fundo de estabilização.

- Com a ajuda de Mariana Durão e Daniel Carvalho.

Veja mais em bloomberg.com.

FONTE:https://www.bloomberglinea.com.br/

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 Comentários: