Liam Morrison, de 12 anos, diz ter sido expulso de uma aula por usar uma camiseta com a frase: “Existem apenas dois gêneros”. O episódio ocorreu na Nichols Middle School, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O pré-adolescente enfrentou a escola com um discurso durante uma reunião do comitê escolar, cujo vídeo viralizou nas redes sociais.
O episódio da expulsão ocorreu em 21 de março. Segundo Liam, ele ouviu de funcionários da escola que outros alunos estavam reclamando, porque os dizeres da camiseta os deixavam “inseguros”.
– Nunca pensei que a camiseta que usei para ir à escola em 21 de março me levaria a falar com vocês hoje – disse o menino na reunião do comitê, em 13 de abril.
Após a expulsão, Liam foi levado a conversar com outros funcionários da instituição de ensino.
– Eles me disseram que eu não estava encrencado, mas eu tinha certeza de que estava. Disseram que eu precisaria tirar minha camiseta antes de poder voltar para a aula. Quando eu, gentilmente, disse que não queria fazer isso, eles ligaram para meu pai. Felizmente, meu pai, que apoiou minha decisão, veio me buscar – afirmou.
– O que minha camisa dizia? Cinco palavras simples: “Existem apenas dois gêneros” (em inglês “There are only two genders”). Nada prejudicial. Nada ameaçador. Apenas uma afirmação que acredito ser um fato – continuou Liam.
O pré-adolescente ainda foi além:
– Não reclamo quando vejo bandeiras do orgulho LGBT e cartazes de diversidade pendurados por toda a escola. Sabe por quê? Porque os outros têm direito a suas crenças, assim como eu – declarou.
Neste mês de maio, a família de Liam anunciou que iria processar a Nichols Middle School (NMS), por violar os direitos da Primeira Emenda do filho. O jovem teria usado uma nova camiseta no dia 5 de maio, e a história se repetiu.
– Então, o que aconteceu foi logo assim que a escola estava abrindo. Não demorou muito para alguém entrar na minha sala de aula e dizer: “Ei, eu preciso que você me siga” – disse o aluno à Fox News.
– Percebi que eles provavelmente iriam querer que eu fosse ao escritório do diretor. E depois de segui-los, fui para a sala que eles me disseram para ir, e tirei a camisa porque sabia que era isso que iriam me pedir – acrescentou o aluno da 7ª série.
Confira o discurso:
0 Comentários:
Postar um comentário