
Aliança tem autoria dos líderes da Costa Rica e Dinamarca | Pxfuel
Os líderes da Costa Rica e Dinamarca anunciaram, na 5ª feira (11.nov), uma aliança para sair da indústria do petróleo e gás com objetivo de diminuir os gases do efeito estufa. O anúncio foi feito durante uma das reuniões da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), que acontece em Glasgow, na Escócia.
Segundo os chefes de Estados, o projeto, denominado A Aliança Além do Petróleo e Gás, também recebeu adesão da França, Irlanda, Suécia, País de Gales, Quebec e Groenlândia. Os membros se comprometem a não autorizar novas licenças ou concessões para exploração e produção de petróleo e gás e a estabelecer uma data para encerrar e extração nos territórios sob as jurisdições.
Outras nações como Portugal, Nova Zelândia e o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, aderiram ao programa como membros associados, assinando o compromisso de estabelecer medidas significativas e concretas que contribuam para a redução das substâncias. A Itália também apoiou a aliança, mas como "amiga", status que prevê apenas a assinatura na declaração.
O projeto faz parte dos planos da Organização das Nações Unidas (ONU) para preservar o meio ambiente e impedir que a temperatura global suba mais de 1,5ºC na comparação com o período pré-industrial. Segundo a Agência Internacional de Energia, a demanda por petróleo e gás natural precisa cair 75¨e 55%, respectivamente, para garantir o objetivo de zerar as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) até 2050.
fonte:https://www.sbtnews.com.br/
0 Comentários:
Postar um comentário